10ª Brigada realiza certificação do Estado-Maior da FORPRON

blank
Foto: 10ª Brigada de Infantaria Motorizada

De 27 de setembro a 1º de outubro, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) participou da fase construtiva do Exercício de Certificação de Trabalho do Estado-Maior da Brigada. A atividade teve como objetivo avaliar o planejamento e a execução das operações militares, com foco na Defesa da Pátria e no contexto da certificação da Força de Prontidão da Força Terrestre (FORPRON).

Essa etapa do processo de certificação teve início no dia 23 de setembro, com o recebimento da Ordem de Operações do escalão enquadrante pela 10ª Brigada, que, por sua vez, emitiu sua ordem às organizações militares para que executassem seus planejamentos.

Ao longo da semana, as ações planejadas foram colocadas em prática no programa COMBATER, um sistema de simulação de combate online utilizado pelo Exército Brasileiro, cuja finalidade é a simulação das ações das diversas funções de combate, tais como movimento e manobra; comando e controle; logística e apoio de fogo.

blank
Foto: 10ª Brigada de Infantaria Motorizada

O Exercício de Certificação de Trabalho do Estado-Maior da Brigada encerrou-se com a Análise Pós-Ação (APA), no dia 1º de outubro no auditório da Brigada. A atividade contou com a participação do Estado-Maior (EM) da Brigada, dos Comandantes de OM subordinadas e de seus respectivos EM, de representações do Comando de Operações Terrestres (COTER), do Comandando Militar do Nordeste (CMNE) e da equipe de controladores do exercício que se encontravam no Centro de Adestramento Leste (CA-Leste), localizada no Rio de Janeiro-RJ, que acompanharam e participaram da APA por videoconferência.

A atividade foi conduzida pelo Centro de Coordenação e Operações do Comando Militar do Nordeste (CCOp/CMNE), responsável pela Direção do Exercício. Participaram da APA o Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Richard Fernandez Nunes, o Comandante da 7ª Divisão de Exército, General de Divisão Vinícius Ferreira Martinelli, o Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes, General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada e o General de Brigada Carlos José Rocha Lima, Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada e Observador e Controlador do Adestramento (OCA).

O exercício prosseguirá até o dia 15 de outubro, com a realização das fases da Simulação Virtual e da Simulação Viva que ocorrerão na cidade de Garanhuns, região agreste do estado de Pernambuco.


Siga-nos no instagram: @defesanewsoficial

Veja os nossos programas no Youtube a qualquer hora e local
https://www.youtube.com/defesanew

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.