Nos dias 28 e 29 de setembro o KC-390 Millennium realizou procedimentos de pousos e decolagens com intenção de realizar treinamentos para pousos de curta distância no aeroporto de Santos Dumont (SBRJ).
De acordo com a Força Aérea Brasileira – FAB, para realização desta atividade desempenhada por tripulantes do Esquadrão Zeus (1º GTT) , unidade de transporte aéreo e logístico, sediada em Anápolis (GO), foram necessários um “minucioso planejamento, análises de cenários, bem como a efetuação de instruções teóricas sobre a performance da aeronave, as técnicas adequadas de pilotagem e os aspectos voltados ao incremento da segurança de voo, tendo como finalidade a capacitação dos pilotos para a operação em pistas caracterizadas por comprimentos reduzidos”.

Durante a sua campanha de certificação o KC-390 fez um pouso e uma decolagem no aeroporto de Campo de Marte SBMT, localizado na Zona Norte de São Paulo. O aeródromo possui uma elevação de 722 m ao nível do mar e uma pista de 1600 metros. No ocasião foi possível constatar que a aeronave possui performance para pousar e decolar em pistas curtas, mesmo que não seja ao nível do mar.

Em Anápolis (BAAN), foi praticado o tipo de “pouso rejeitado” (rejected landing), ou seja, abortar o pouso logo após o toque na pista, realizando decolagem imediata. Também cumpriu-se pousos com fechamento do ciclo completo de aterrissagem com o objetivo de parar menor distância possível. Para tanto, as corridas pós-pouso foram aferidas por meio de marcações de 1.000 metros, 1.200 metros e 1.500 metros disponíveis na lateral direita da pista, de um total de 3.300 metros de comprimento.
De acordo com os resultados obtidos nos treinamentos, foi possível em 29 de agosto a autorização para o cumprimento de pousos curtos no Aeroporto Santos Dumont, que possui 1.323 metros de comprimento. Uma atividade que garante a progressão operacional do esquadrão para operar em regimes de pouso curto.

Para Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, que acompanhou os voos : “Todas as etapas que fazem parte da implantação desta nova aeronave multimissão estão sendo cumpridas com sucesso. Em Anápolis, podemos testemunhar o quanto o projeto está amadurecendo e aprimorando suas qualidades operacionais, tornando-se imprescindível nas diversas missões da FAB”, disse.
O Embraer KC-390 Millennium é um avião para transporte tático/logístico e reabastecimento em voo, desenvolvido e fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, subsidiária do grupo brasileiro Embraer com a parceria da Força Aérea Brasileira como principal operador aéreo do projeto.
Fonte: Força Aérea Brasileira.
Luiz Carlos Jr
Editor da Revista Vertical Plus
A Edição de Número 2 está no Ar em
https://issuu.com/revistaverticalplus/docs/verticalplus_ed2
Sua Nova Revista de Aviação.
Apoio: Defesa News
aérea, aéreo, aeronaves, air force, aircraft, aviação, aviation, aviões, Brasil, brasileira, Brasília, dumont, embraer, força, Força Aérea Brasileira, gripen, Indústria, inspeção, kc 390, manutenção, militar, Millennium, modernização, Nacional, saab, santos, transporte, vertical, veteranos, voo
Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.