FAB realiza treinamentos de pouso curto com aeronave KC-390 Millennium

blank

Nos dias 28 e 29 de setembro o KC-390 Millennium realizou procedimentos de pousos e decolagens com intenção de realizar treinamentos para pousos de curta distância no aeroporto de Santos Dumont (SBRJ).

De acordo com a Força Aérea Brasileira – FAB, para realização desta atividade desempenhada por tripulantes do Esquadrão Zeus (1º GTT) , unidade de transporte aéreo e logístico, sediada em Anápolis (GO), foram necessários um “minucioso planejamento, análises de cenários, bem como a efetuação de instruções teóricas sobre a performance da aeronave, as técnicas adequadas de pilotagem e os aspectos voltados ao incremento da segurança de voo, tendo como finalidade a capacitação dos pilotos para a operação em pistas caracterizadas por comprimentos reduzidos”.

blank
Foto: @revistaverticalplus

Durante a sua campanha de certificação o KC-390 fez um pouso e uma decolagem no aeroporto de Campo de Marte SBMT, localizado na Zona Norte de São Paulo. O aeródromo possui uma elevação de 722 m ao nível do mar e uma pista de 1600 metros. No ocasião foi possível constatar que a aeronave possui performance para pousar e decolar em pistas curtas, mesmo que não seja ao nível do mar.

blank
Imagem de Divulgação: FAB

Em Anápolis (BAAN), foi praticado o tipo de “pouso rejeitado” (rejected landing), ou seja, abortar o pouso logo após o toque na pista, realizando decolagem imediata. Também cumpriu-se pousos com fechamento do ciclo completo de aterrissagem com o objetivo de parar menor distância possível. Para tanto, as corridas pós-pouso foram aferidas por meio de marcações de 1.000 metros, 1.200 metros e 1.500 metros disponíveis na lateral direita da pista, de um total de 3.300 metros de comprimento.

De acordo com os resultados obtidos nos treinamentos, foi possível em 29 de agosto a autorização para o cumprimento de pousos curtos no Aeroporto Santos Dumont, que possui 1.323 metros de comprimento. Uma atividade que garante a progressão operacional do esquadrão para operar em regimes de pouso curto.

 

blank
Imagem de Divulgação: FAB

Para Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, que acompanhou os voos : “Todas as etapas que fazem parte da implantação desta nova aeronave multimissão estão sendo cumpridas com sucesso. Em Anápolis, podemos testemunhar o quanto o projeto está amadurecendo e aprimorando suas qualidades operacionais, tornando-se imprescindível nas diversas missões da FAB”, disse.

O Embraer KC-390 Millennium é um avião para transporte tático/logístico e reabastecimento em voo, desenvolvido e fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, subsidiária do grupo brasileiro Embraer com a parceria da Força Aérea Brasileira como principal operador aéreo do projeto.

Fonte: Força Aérea Brasileira.

Luiz Carlos Jr

Editor da Revista Vertical Plus

A Edição de Número 2 está no Ar em

https://issuu.com/revistaverticalplus/docs/verticalplus_ed2

Sua Nova Revista de Aviação.

Apoio: Defesa News

 

aéreaaéreoaeronavesair forceaircraftaviaçãoaviationaviõesBrasilbrasileiraBrasíliadumontembraerforçaForça Aérea BrasileiragripenIndústriainspeçãokc 390manutençãomilitarMillenniummodernizaçãoNacionalsaabsantostransporteverticalveteranosvoo

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.