29 de setembro – Dia do Paraquedista Militar

blank
Foto: Luiz Camões/Defesa News

No dia 29 de setembro é comemorado o Dia do Paraquedista Militar, em celebração ao seu padroeiro, São Miguel Arcanjo. A data é celebrada em quase todos os países. O Exército Brasileiro criou a Escola de Paraquedistas (Rio de Janeiro) em 1945, onde edificou-se o paraquedismo militar no Brasil. O primeiro curso de paraquedista militar do Brasil foi realizado em 1949. De 1953 a 1969 existiu o Núcleo da Divisão Aeroterrestre. De 1969 a 1971, o núcleo evoluiu para a Brigada Aeroterrestre e, de 1971 a 1985, para a Brigada Paraquedista. Desde 1985, usa o atual nome de Brigada de Infantaria Paraquedista.

Nesta data é dia de homenagear todos aqueles militares que dividem o céu com os pássaros. No Exército, a Brigada de Infantaria Paraquedista, integrante da Força de Atuação Estratégica (FAE), é reconhecidamente uma das forças mais poderosas e letais da nação brasileira. Conhecidos por “Sentinelas da Pátria” e “Ninhos das Águias”, estes militares são capazes de responder prontamente a qualquer ameaça ao território nacional ou à garantia da lei e da ordem.

blank
Foto: Exército Brasileiro

O curso de paraquedista é feito por militares voluntários e o concludente tem como características a coragem, a agressividade no combate, a determinação no cumprimento da missão, a resistência física e a camaradagem. Esses traços forjam a mística paraquedista, cultuada no dia a dia da caserna e materializada nos símbolos inconfundíveis da tropa: o brevê alado prateado, o coturno marrom e a boina bordô.

 


Siga-nos no instagram: @defesanewsoficial

Veja os nossos programas no Youtube a qualquer hora e local
https://www.youtube.com/defesanews

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.