CENTRO CONJUNTO DE OPERAÇÕES DE PAZ REALIZA ESTÁGIO DE COORDENAÇÃO CIVIL-MILITAR

blank

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) conduziu, no período de 13 a 17 de setembro, a segunda edição do Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC, sigla em inglês) com o objetivo de preparar militares, policiais e civis para exercerem funções relacionadas ao Sistema de Assuntos Civis da Organização das Nações Unidas (ONU). O Estágio de CIMIC do CCOPAB foi certificado pelo Serviço de Treinamento Integrado (ITS, sigla em inglês) do Departamento de Operações de Paz da ONU.

A atividade, realizada integralmente no idioma inglês, foi desenvolvida em duas fases: na primeira, na modalidade de ensino à distância (uma semana), foram abordados temas do Core Pre-Deployment Training Material. Na segunda, presencial (uma semana), assuntos do Specialized Training Material.

blank
Foto: Sd Matheus e Sd Júlio Cesar

Fizeram parte dessa edição 44 estagiários, distribuídos da seguinte forma: vinte e cinco capitães do Exército Brasileiro (da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais/EsAO), seis policiais militares oriundos de Alagoas, Bahia, Distrito Federal e Paraná, além do Corpo de Bombeiros de Goiás, e treze estagiários provenientes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e International Organization for Migration (IOM). A rede brasileira de pesquisa sobre operações de paz (REBRAPAZ) participou do CIMIC com um graduando da PUC-Rio (Relações Internacionais).

Além do corpo docente do CCOPAB e instrutores convidados, mereceu destaque, também, a participação dos seguintes palestrantes: Coronel Veterano Víctor Manual Nunez, da Força Aérea da Argentina; Coordenadora Geral da REBRAPAZ, Eduarda Hamann; e a Oficial de Ligação do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Silvia Corradi Sander.

blank
Foto: Sd Matheus e Sd Júlio Cesar
Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

Siga-nos no instagram: @defesanewsoficial

Veja os nossos programas no Youtube a qualquer hora e local
https://www.youtube.com/defesanews

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.