7ª Divisão de Exército é reativada

blank
Foto: 10ª Brigada de Infantaria Motorizada

No dia 30 de setembro foi publicado, em matéria do Diário Oficial da União, o Decreto nº 10.825, de 29 de setembro de 2021, que prevê a reativação da 7ª Divisão de Exército (7ª DE), com sede na cidade de Recife, no estado de Pernambuco.

blank
Diário Oficial da União, o Decreto nº 10.825, de 29 de setembro de 2021

A Divisão de Exército será subordinada ao Comando Militar do Nordeste (CMNE) e terá como Comandante o General de Divisão Vinícius Ferreira Martinelli, que recebeu nesta quinta-feira, 30 de setembro, a primeira continência da Guarda como comandante da 7ª DE, na 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), Organização Militar que passa a ser subordinada a DE.

Na oportunidade, estava presente o General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes, Chefe do Preparo da Força Terrestre. Ambos estiveram na Grande Unidade para acompanhar o desenvolvimento do Exercício de Certificação da Força de Prontidão da Força Terrestre (FORPRON), da 10ª Brigada.

blankCriada inicialmente com a denominação de 7ª Divisão de Infantaria (7ª DI), pelo Decreto Lei nº 6.184, de 06 de janeiro de 1944, surge um tipo especial de Organização Militar com sede no Recife. Buscando atender a uma necessidade administrativa e operacional da Força Terrestre, em 1958, a 7ª DI foi transformada em 7ª Região Militar e 7ª Divisão de Infantaria.

Em 17 de agosto de 1973, teve alterada a sua estrutura organizacional e denominação para 7ª Região Militar e 7ª Divisão de Exército. Após mais de quarenta anos de operacionalidade, a 7ª DE foi desativada por meio do Decreto nº 8.214, de 27 de março de 2014, passando a ser apenas a 7ª Região Militar (7ª RM).

Seis anos depois, a 7ª Divisão de Exército é reativada com uma nova estrutura, composta por Organizações Militares em quatro estados do Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Integram a atual configuração da 7ª DE: a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada e o 4º Batalhão de Comunicações, em Recife-PE; a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Natal-RN, o 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Bayeux-PB e o Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti, em Araçoiaba-PE.


Siga-nos no instagram: @defesanewsoficial

Veja os nossos programas no Youtube a qualquer hora e local
https://www.youtube.com/defesanew

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.