ALUNOS DO NÚCLEO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA REALIZAM A OPERAÇÃO SERRA NEGRA

blank
Operação Serra Negra - Foto: Cb Rafael

Entre os dias 10 e 17 de setembro, o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB), realizou a Operação Serra Negra, na região do Parque Estadual do Marumbi (Serra do Mar) e na Ilha do Mel (litoral paranaense).

A atividade iniciou-se com deslocamento em aclive, na execução de Patrulha de Reconhecimento, no Caminho do Itupava, onde se cumpriram, em seguida, patrulhas de destruição e de resgate. Dentro do contexto do exercício, após recebimento de novos dados ligados à Operação, os alunos se deslocaram para a região da Ilha do Mel.

O deslocamento marítimo foi realizado com o apoio da Marinha do Brasil, em particular, pelo Serviço de Sinalização Náutica Sul-Sudeste (SSN-8). Ao chegarem próximo à ilha, os alunos desembarcaram em meio aquático e realizaram infiltração a nado, utilizando a técnica de “Espinha de Peixe”.

Na área insular, cumpriram patrulhas de neutralização, de emboscada e de suprimento, na região de Fortaleza da nossa Senhora dos Prazeres, no farol das conchas, bem como em outros pontos da ilha.

O objetivo foi avaliar os alunos, desenvolver atributos da área afetiva, bem como aprimorar conhecimentos e técnicas de Patrulha, sendo empregados em ambiente diverso do usual. Ao final do exercício teve um percurso, em termos de deslocamentos a pé, de pouco mais de 70 km.

 

Fonte: 13º BIB/Exército Brasileiro
Fotos: Cb Rafael

Siga-nos no instagram: @defesanewsoficial

Veja os nossos programas no Youtube a qualquer hora e local
https://www.youtube.com/defesanews

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.