Amazônia Conectada – Exército leva internet até a faixa de fronteira no Amazonas

blank

No dia 27 de setembro, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio, esteve no Comando Militar da Amazônia para acompanhar, por meio de  videoconferência, a inauguração do Projeto Amazônia Conectada (PAC) no município de São Gabriel da Cachoeira/AM.

De acordo com o General Paulo Sérgio, o projeto contribui para a integração da Amazônia brasileira “Para o Exército facilita muito a missão da Força na faixa de fronteira, na defesa da pátria, com a facilidade de se conectar com a ponta da linha, os Pelotões de Especiais de Fronteira, assim como, na ajuda da Mão Amiga da Força nas comunidades ribeirinhas e nas Terras Indígenas”.

Dentre a série de serviços digitais, que podem ser providos por uma rede de dados de alta velocidade e oferecidos à população do interior do estado do Amazonas, merecem destaque: internet, telemedicina, ensino a distância, segurança pública, trânsito e turismo.

blank
Foto: Seção de Comunicação Social do Comando Militar da Amazônia

A fibra óptica do PAC beneficia uma série de serviços no estado do Amazonas, a chamada Rede Vitória Régia (RVR) interliga as cidades, via cabos ópticos lançados nos leitos dos rios, que estabelecem canais de transmissão de dados em alta velocidade beneficiando tanto as Organizações Militares das Forças Armadas, como a sociedade.

Sobre isto, o presidente do Processamento de Dados do Amazonas (PRODAM), Lincoln Nunes da Silva destaca “Hoje estamos atendendo escolas, hospitais levando conhecimento, esperança e a oportunidade de garantir que o homem do interior tenha o acesso que temos na capital. Na área da educação, por exemplo, temos o CETAM instalado em sete municípios, temos hospitais funcionando, temos a UEA que recentemente foi ligada no município de São Gabriel da Cachoeira” conclui.

Aproximadamente 1.900 quilômetros de cabos ópticos já foram instalados conectando dez cidades do interior; ao longo das infovias do Rio Negro, os municípios de Novo Airão, Vila de Moura, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, e do Rio Solimões, as cidades: Iranduba, Manacapuru, Coari e Tefé.

blank
Foto: Seção de Comunicação Social do Comando Militar da Amazônia

O Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Furlan, reitera sobre o projeto ser uma ferramenta que vem facilitando o comando e controle, as comunicações com as Forças e principalmente, que vem ajudando a sociedade.

Atualmente seis hospitais estão conectados RVR e usufruem de serviços de telemedicina, inclusive com consultas com médicos do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, além de dez instituições de ensino fundamental, médio e técnico, e outras instituições como Tribunal de Justiça do Amazonas, Tribunal Regional Eleitoral, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Polícia Militar do Amazonas.

Em julho de 2021, o Exército Brasileiro estabeleceu Acordo de Cooperação com o Governo do Estado do Amazonas, que por intermédio do Processamento de Dados do Amazonas S/A (PRODAM), ampliará as redes metropolitanas para conectar órgãos públicos (de todas as esferas), escolas e hospitais à Rede Vitória Régia, o que ampliará a implementação de políticas públicas no interior do estado do Amazonas.

O projeto destaca-se pelo seu caráter dual e a complementariedade entre os interesses da Defesa e a aplicação para a sociedade brasileira. A rede de comunicações estabelecida pelo PAC, além de proporcionar ao Exército e às demais Forças Armadas meios modernos de comando e controle, permite que outros órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, possam implementar políticas públicas em localidades antes não beneficiadas e, consequentemente, a inclusão digital de milhares de famílias que passaram a contar com a capacidade provida pela nova infraestrutura, contribuindo, assim, para o progresso de toda a sociedade.

Fonte/texto: Seção de Comunicação Social do Comando Militar da Amazônia

Siga-nos no instagram: @defesanewsoficial

Veja os nossos programas no Youtube a qualquer hora e local
https://www.youtube.com/defesanews

 

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.