CCOPAB comemora o dia 24 de Outubro – 76º aniversário da Organização das Nações Unidas

blank
Fonte: CCOPAB - Aniversário da Organização das Nações Unidas

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello, realizou formatura alusiva à comemoração do septuagésimo sexto aniversário da Organização das Nações Unidas nesta sexta-feira (22).

O Brasil é membro fundador da ONU, tendo a delegação brasileira assinada a Carta das Nações Unidas em 26 de junho de 1945 na Conferência de São Francisco. Desde 1957, participa, de forma eficiente e efetiva, nas missões de paz, tendo enviado os nossos nacionais para 41 das 71 missões desdobradas por força de resoluções do Conselho de Segurança.

Mais de 56 mil brasileiros, militares, policiais e civis, homens e mulheres, já foram desdobrados na América Central, África, Europa, Oriente-Médio e Ásia. Contingentes brasileiros também foram desdobrados em Suez (UNEF I, 1957-1967), Moçambique (ONUMOZ, 1993-1994), Angola (UNAVEM III, 1995-1997), Timor-Leste (UNTAET, UNMISET e UNMIT, 1999-2012), Haiti (MINUSTAH, 2003-2017) e Líbano (UNIFIL, 2011-2020), sendo, portanto, um tradicional País Contribuinte de Tropa e de Polícia (TCC/PCC, siglas em inglês) nas operações de manutenção da paz.

Mereceu destaque na solenidade, a presença das seguintes autoridades, dentre outras:
– Sra. Embaixadora Márcia Maro da Silva, Chefe do Escritório do Ministério das Relações Exteriores (MRE/Rio de Janeiro);
– General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, Diretor de Educação Técnica Militar; e
– Professor Dr. Ricardo Oliveira dos Santos, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e Coordenador de Ensino da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ).

Na formatura comemorativa, além da tropa do CCOPAB ter sido constituída pelos corpos docente e permanente, prestigiaram a solenidade trinta e cinco estagiários (dezesseis do Exército Brasileiro, oito da Marinha do Brasil, seis da Força Aérea Brasileira e cinco Policiais Militares) que concluíram o estágio de Proteção de Civis e que, em breve, serão desdobrados nas seguintes missões de paz da ONU:
– Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana;
Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara;
Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo;
Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul;
Força Interina das Nações Unidas no Líbano/Componente Terrestre; e
– Força das Nações Unidas para Manutenção da Paz no Chipre.

Fonte: CCOPAB

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.