CENTRO DE OPERAÇÕES DE PAZ CONCLUI ESTÁGIO VOLTADO À PROTEÇÃO DE CIVIS

blank
Crédito: Sd Julio Cesar e Sd Matheus

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil conduziu, no período de 13 a 22 de outubro, a terceira edição do “United Nations Peace Operations Comprehensive Protection of Civilians Couse/CPoC”. Integrando o treinamento pré-desdobramento (PDT, sigla em inglês), o estágio teve o objetivo de preparar militares e policiais militares para exercerem funções relacionadas à sistemática de proteção de civis no âmbito das operações de manutenção da paz da ONU.

Nas duas semanas de treinamento, trinta e cinco estagiários foram capacitados: 16 do Exército Brasileiro, oito da Marinha do Brasil, seis da Força Aérea Brasileira e cinco Policiais Militares. A atividade, realizada integralmente no idioma inglês, foi desenvolvida em conformidade com a grade curricular definida pelo Departamento de Operações de Paz da ONU: na primeira fase, o Core Pre-Deployment Training Material; e na segunda, assuntos do Specialized Training Material.

Atualmente, os mandatos das missões de paz, implementados pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, têm como tarefa prioritária, na sua maioria, a proteção de civis, incluindo assuntos relacionados à proteção de crianças, assistência humanitária a deslocados internos e refugiados, direitos humanos, violência sexual.

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.