Em 12 de janeiro de 1942, o Presidente Getúlio Vargas assinou – em conjunto com o Ministro da Aeronáutica Salgado Filho – o Decreto nº 8.531. Publicado no Diário Oficial da União três dias depois, o decreto estabelecia a regulamentação e a criação da chamada Diretoria de Rotas Aéreas (DR) O órgão fora criado para, então, implementar e estruturar aquilo que ainda não existia.

As atribuições eram:
- Realizar os estudos necessários para a implementar as rotas aéreas.
- Confeccionar cartas de navegação aérea.
- Estabelecer zonas de proteção dos aeroportos/aeródromos.
- Proceder o balizamento de áreas de pouso.
- Organizar o serviço de meteorologia aeronáutica.
- Organizar o serviço de radiocomunicação.
- Estabelecer as regras de segurança de voo.
- Estabelecer a fiscalização do tráfego aéreo.
- Organizar os serviços de segurança das operações nas rotas aéreas.
- Executar as obras necessárias para a construção de áreas de pouso.
Atualmente, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, conta com mais de 13 mil profissionais que atuam, 24 horas por dia, 365 dias por ano, em meio a uma complexa rede operacional interconectada, responsável diretamente pelo controle dos cerca de 2 milhões de voos por ano, que cruzam 22 milhões de km² de espaço aéreo sob jurisdição brasileira.
Parabéns a todos os profissionais que, ao longo destes últimos oitenta anos, dedicaram seus esforços, talentos e conhecimentos à construção dessa.
Fonte: DECEA
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