Diretoria de Hidrografia e Navegação inclui a região da Baía de Sepetiba (RJ) no aplicativo SISCORAR

blank
Versão 2.0 do Sistema de Previsão de Correntes de Maré em Águas Rasas

A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) lançou, no dia 28 de setembro, a versão 2.0 do Sistema de Previsão de Correntes de Maré em Águas Rasas (SISCORAR). A nova versão inclui previsões para a região da Baía de Sepetiba (RJ).

Desenvolvido pela equipe da Rede de Modelagem e Observação Oceanográfica (REMO), por meio de um termo de cooperação entre o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e a Petrobras, o SISCORAR é um software capaz de prever a intensidade e a direção das correntes de maré geradas pela interação da maré astronômica com a variação da batimetria existente em regiões de águas rasas.

Além do Setor Operativo da Marinha, o SISCORAR 2.0 beneficiará diversos usuários da comunidade marítima como embarcações de esportes e recreio, pesca, navios mercantes, terminais e portos. Existe, ainda, a possibilidade de outros sistemas, como simuladores de manobra, incorporarem seus dados, contribuindo para o incremento da segurança da navegação nas simulações de atracação, desatracação e fundeio.

O SISCORAR 2.0 está disponível para download no sítio eletrônico do CHM na internet, em https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm/corrente-de-mare e nas plataformas Android e IOS, para smartphones. Após sua instalação, não há a necessidade de internet para o acesso.

Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.