Escola Superior de Guerra realiza visita à AMAN

blank
blank
Integrantes da ESG na AMAN

Google News

Na última quarta-feira (20/04), integrantes da Escola Superior de Guerra (ESG) visitaram a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), instituição de ensino superior do Exército Brasileiro, em Resende (RJ).

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

blankA comitiva da ESG, formada por 95 integrantes, entre estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), alunos do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) e do corpo permanente, foi recebida pelo Coronel Paulo Sergio Maturana Lopes, Subcomandante da AMAN, que realizou uma palestra sobre a missão e desafios da Academia.

Em sua exposição, o Subcomandante iniciou percorrendo pela trajetória histórica da Academia, que completa, neste mês, 211 anos. Em seguida apresentou os números que fazem da AMAN a maior instituição de ensino militar da América do Sul, contando seu efetivo com quase quatro mil militares e civis, além de 1659 cadetes. Neste aspecto, comentou sobre o desafio da inclusão de mulheres no corpo de cadetes, sendo a primeira turma mista graduada em 2021, e o resultado positivo obtido, uma vez que as militares foram destaque em suas turmas.

Em seguida, apresentou o funcionamento do organograma acadêmico e as mudanças que irão vigorar a partir de 2025 como, por exemplo, obter o domínio das línguas inglês e espanhol durante o curso, neste sentido, abordou aspectos como a busca pela melhoria contínua da formação de novos líderes: “Temos um corpo de militares com uma expertise relevante, inclusive em missões internacionais. Tudo visando a formação de nosso Cadete”, concluiu.

blankApós a apresentação, a comitiva visitou os Conjuntos Principais da AMAN e, no início da tarde, assistiram ao “avançar do rancho”, momento tradicional em que os cadetes se reúnem no pátio para se deslocarem ao refeitório.

blank

Por fim, a comitiva seguiu para a Seção de Simulação de Apoio de Fogo, local em que se realiza, por meio de equipamentos tecnológicos e softwares, a simulação de combates com o uso de armas de fogo e equipamentos do Exército Brasileiro.

Para a estagiária Fernanda Noethen, estagiária do CAEPE e Delegada da Polícia Civil do Rio de Janeiro, a visita foi rica e interessante: “Conhecendo esta instituição, sinto que os valores noção estão assegurados e os profissionais bem treinados, fiquei apaixonada! ”, disse.

blank

 Auditório da AMAN

Fonte: Defesa em Foco

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.