FAB passa a contar com 389 novos Sargentos Especialistas de Aeronáutica

blank

Google News

A Força Aérea Brasileira (FAB), a partir dessa segunda-feira (20/06), passa a contar com 389 novos militares especialistas em suas fileiras. Os Terceiros-Sargentos serão distribuídos pelas Organizações Militares (OMs) de todo o Brasil, a fim de cumprirem suas missões nas mais distintas áreas de atuação, as quais se formaram pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), instituição que é considerada o maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

A Cerimônia de conclusão do Curso de Formação de Sargentos (CFS) – Turma Gripen e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) – Turma Millennium foi presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, além de demais autoridade civis, militares e familiares dos formandos.

blankA EEAR tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de Graduados da Aeronáutica. Ao dirigir-se aos formandos, o Comandante destacou que o dia é especial não apenas para os jovens, mas para a FAB, que recebe os novos militares. “Caros formandos das Turmas Gripen e Millennium, ao deixarem esta Escola, agora como Sargentos da FAB, vocês cruzarão os mesmos portões que os viram aqui adentrar, agora prontos para uma nova e instigante etapa que se inicia em suas vidas, uma caminhada repleta, não apenas de desafios, mas também de muitas e inesquecíveis realizações. Persigam seus objetivos com a mesma garra, dedicação e honestidade de propósito que os fizeram chegar até aqui. Tenham convicção de que vocês receberam nestes históricos galpões as ferramentas e os conhecimentos essenciais ao exercício diligente de suas funções e reflitam sobre a responsabilidade de manter forte e operacional a Força Aérea que lhes foi legada pelos valorosos especialistas que aqui passaram. Mantenham os princípios basilares da hierarquia e da disciplina como norte para suas atitudes, confiem na experiência e sabedoria dos mais antigos e, sempre liderem pelo exemplo”, discursou o Oficial-General.

blankPara o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, que foi aluno da Escola de Especialistas, o momento é de alegria e sentimento de missão cumprida a cada turma que se forma na escola. “Realmente é uma honra muito grande participar desse momento da formação desses Sargentos e fazemos de tudo aqui, para entregar os melhores profissionais para a nossa Força”, salientou.

Destaques das Turmas Gripen e Millennium

blankO Sargento Especialista em Eletrônica Pedro Mendes da Silva Junior conquistou a primeira colocação no EAGS. O militar disse que esta é a concretização da felicidade por poder servir o país. “Ser o primeiro colocado do curso revela o meu amor e a dedicação à profissão. Agradeço a Deus, familiares, amigos e a Escola de Especialistas por tornar este sonho realidade”, enfatizou.

blankA agora Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Ingrid Kelle da Silva Vidal, foi a primeira colocada da 254ª turma do CFS. Para ela, ter se tornado militar e Especialistas de Aeronáutica é motivo de realização imensurável. “Tive a honra de concluir o curso como primeira colocada, algo que estava além do que eu poderia imaginar. Sou grata a Deus por ter colocado as pessoas certas no meu caminho para chegar até aqui, desde os meus familiares e amigos até os instrutores, sargenteantes e comandante”, disse ela.

blankPelas conquistas, os militares receberam o Prêmio Força Aérea Brasileira, concedido ao formando que obtém a primeira colocação na classificação geral dos Cursos de Formação de Oficiais e de Formação de Sargentos da Aeronáutica. Além deste, receberam também o Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa. Houve, ainda, a imposição da “Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo”, que se destina a incentivar a aplicação nos estudos e na instrução, premiar e dar relevo ao mérito intelectual de Oficiais e Praças do Comando da Aeronáutica que venham a distinguir-se nas atividades escolares, classificando-se como primeiro colocado em um dos seguintes cursos: da EEAR: Curso de Formação de Sargentos; Curso ou Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos; Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos; e do Curso de Estudos Avançados para Graduados.

Homenagensblank

Os formandos das Turmas Gripen e Millennium escolheram como Patrono o Segundo-Tenente Especialista em Armamento, Eronides João da Cruz, que faleceu em fevereiro deste ano, aos 99 anos, em Curitiba (PR). O militar ingressou na FAB aos 20 anos de idade, para servir por dois anos, no Primeiro Regimento de Aviação, no Rio de Janeiro (RJ). Em 1942, faltando quatro meses para o fim de seu período de serviço militar, o Brasil declarou guerra ao eixo e voluntariou-se para integrar as fileiras da Força Aérea, na Itália. Já o Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, que de 2018 a 2020 comandou a EEAR, foi escolhido Paraninfo das turmas.

blank

Ao final da cerimônia, a Esquadrilha da Fumaça realizou uma apresentação aos formandos e familiares, com manobras especiais, em homenagem a conclusão do curso e estágio.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER 

Fonte: Defesa em Foco

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.