Forças Armadas contribuíram para retomada das atividades em Petrópolis, após desastre causado por fortes chuvas

blank
blank

Google News

O Ministério da Defesa (MD), por meio do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, atuou com o emprego de mais de 1.100 militares em apoio à Defesa Civil, nas ações de atendimento à população de Petrópolis, que sofreu com as fortes chuvas no primeiro trimestre deste ano. Esse apoio foi importante para a retomada das atividades na região serrana do Rio de Janeiro, principalmente da economia local.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

Desde o início da operação, foi criado um gabinete integrado de gestão de crise, do Comando Conjunto Leste, que coordenou a atuação das Forças Armadas no município. Entre as principais ações, destaca-se a utilização de 132 equipamentos, incluindo máquinas pesadas de engenharia, viaturas e aeronaves. Foram realizadas buscas por desaparecidos, reconhecimento com drones e reconhecimento especial de engenharia em cinco bairros. Os militares atuaram, também, na desobstrução, limpeza e retirada de materiais das ruas, no transporte de desabrigados e na contenção de barreiras.

Nas ações de atendimento direto à população afetada, as Forças Singulares realizaram o transporte e a entrega de donativos como alimentos, água, roupas e materiais de higiene; além de medicamentos em quatro bairros. O atendimento a doentes e feridos foi realizado pelos profissionais do Hospital de Campanha da Marinha, nas especialidades de cirurgia geral de baixa complexidade, ortopedia, clínica médica, pediatria e odontologia.

Atuação das três Forças

As Forças Armadas foram empregadas nas ações de apoio à Defesa Civil em Petrópolis (RJ) após a assinatura de Portaria do Ministério da Defesa, em 16 de fevereiro. Por meio da normativa, na ocasião mais crítica da tragédia, foi criado o Comando Conjunto Leste, composto por integrantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. A atuação foi realizada até o dia 4 de maio, quando o comando foi desativado.

Com informações e foto do Comando Militar do Leste 

Fonte: Defesa em Foco

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.