HERÓIS DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA SÃO HOMENAGEADOS NA ITÁLIA

blank
Crédito: Aditância do Exército na Itália

No dia 2 de novembro, sob a coordenação da Aditância do Exército na Itália, foi realizada a cerimônia em homenagem aos nossos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no Monumento Votivo Militar Brasileiro (MVMB), localizado na Província de Pistoia. Na atividade, presidida pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, italianos e brasileiros reverenciaram a participação da FEB na Campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial (II GM).

A cerimônia iniciou com a recepção do Presidente da República pelas autoridades italianas e pela guarda de honra formada pelo 183º Regimento Pára-quedista Nembo, sediado em Pistoia. Foram executados os hinos nacionais italiano e brasileiro. O presidente hasteou o Pavilhão Nacional, e, em seguida, depositou uma coroa de flores no túmulo do Soldado Desconhecido. Foi realizada uma benção em memória dos pracinhas que perderam a vida nos campos de batalha da Itália, realizada pelo Padre Piero Sabatini, pároco da igreja vizinha ao MVMB, e pelo Pastor Samuele Baroncelli. Por fim, as mais altas autoridades presentes fizeram uso da palavra.

blank
Crédito: Aditância do Exército na Itália

A cerimônia foi marcada por muita emoção para todos os presentes, brasileiros e italianos, destacando-se principalmente o momento em que o ex-combatente italiano que lutou ao lado dos brasileiros, Romano Levoni, falou com o presidente, constatando que a chama da liberdade e da democracia acesa pela bravura dos nossos soldados da FEB nunca será apagada dos nossos corações e mentes.

Ao término da cerimônia, o presidente realizou uma visita ao monumento e às exposições de materiais bélicos da II GM e, concluindo a solenidade, inaugurou uma placa alusiva à sua passagem pelo monumento.

Presenças

A atividade contou com a presença de inúmeras autoridades brasileiras, como o Embaixador do Brasil, Helio Vitor Ramos Filho; o Ministro da Defesa, General de Exército Walter Souza Braga Netto; o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General de Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira; demais ministros e componentes da comitiva presidencial; além do Adido do Exército, Coronel Sérgio Alexandre de Oliveira; e de adidos, militares e civis da Embaixada do Brasil na Itália.

Também prestigiaram o evento muitas autoridades italianas, como a Senadora Stefania Pucciarelli, representando o Ministro da Defesa; o General de Exército Carlo Lamanna, representando o Chefe do Estado-Maior do Exército Italiano; diversos senadores e deputados, e representantes dos poderes Executivo e Legislativo locais, e também dos diferentes municípios onde a FEB atuou durante a II GM.

blank
Crédito: Aditância do Exército na Itália
Fonte: Aditância do Exército na Itália

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.