Marinha do Brasil inicia hoje a Operação Fortaleza, em conjunto com a França

blank
blank

Google News

A Marinha do Brasil (MB), em conjunto com a Marinha Nacional da França e o Exército de Terra Francês, realizará a Operação Fortaleza entre os dias 28 de maio até o dia 1º de junho. A Operação tem como propósito incrementar a capacitação dos militares e elevar o nível de interoperabilidade entre as Forças Armadas envolvidas. O exercício, que contribui para a política externa do País e para o aumento da segurança marítima no Atlântico Sul, contará com o emprego de três navios, carros anfíbios e mais de 450 militares franceses e brasileiros.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

Além dos militares que compõem as tripulações de três navios, participarão da operação um destacamento composto por 112 militares do Exército de Terra francês e um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, com 150 militares da Marinha do Brasil oriundos do Rio de Janeiro (RJ) e de Natal (RN). O exercício contará com os seguintes meios operativos: Porta-Helicópteros Anfíbio (PHA) “Mistral” e Fragata “Courbet”, da Marinha Nacional da França; Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” e Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), da MB.

Os militares serão empregados em treinamentos de operações anfíbias, que consistem na projeção de poder, de caráter naval, do mar para a terra, além de exercícios de combate de pequenas frações, como tiro e marchas. No dia 1o de junho, o Porta-Helicópteros Anfíbio “Mistral” e os Carros Lagarta Anfíbios realizarão um desembarque de tropas anfíbias no litoral de Fortaleza (CE).

Ao longo da operação, estarão presentes na capital cearense a Embaixadora da França no Brasil, Sra. Brigitte Collet; o Comandante do Exército de Terra francês, General Pierre Schill; o Comandante da Força de Fuzileiros Navais da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Carlos Chagas; o Comandante do 3o Distrito Naval, Vice-Almirante André; e o Comandante da 9a Brigada de Infantaria de Marinha do Exército de Terra francês, General de Brigada Patrik Steiger.

Fonte: Defesa em Foco

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.