Marinha realiza o Fórum Permanente de Segurança do Tráfego Aquaviário da Amazônia Oriental 2022, em Belém (PA)

blank
blank

Google News

O Comando do 4º Distrito, por meio da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), promoveu, em 11 de maio, o Fórum Permanente de Segurança do Tráfego Aquaviário da Amazônia Oriental 2022, em Belém (PA).

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

A reunião foi presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa. Também estiveram presentes órgãos, agências e empresas públicas e privadas, ligadas ao setor de transporte aquaviário, bem como as que cooperaram para a disseminação da mentalidade de segurança da navegação na região Amazônica.

Criado em maio de 2017, o fórum tem como propósito analisar as questões relativas à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana nas águas e à prevenção da poluição hídrica nas águas interiores do Arquipélago do Marajó e da região lindeira dos rios Pará e Guamá no que diz respeito ao transporte fluvial, fundamentadas na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário.

Durante o evento, a CPAOR realizou apresentação de temas relacionados a acidentes e fatos da navegação, uso de embarcações artesanais motorizadas e riscos associados, aumento do número de comboios na região dos estreitos e atividades de esporte e/ou recreio nos furos (ligação natural entre dois rios ou entre um rio e uma lagoa), próximos a Belém.

Em seguida, foi aberto o debate entre os membros da comunidade marítima, que mencionaram suas percepções acerca dos assuntos tratados. Foi destacada a importância dos equipamentos de comunicação nas embarcações da região, da educação de jovens e crianças sobre o uso de equipamentos de salvatagem, da prevenção de acidentes na navegação e medidas para estimular o desenvolvimento econômico da região por meio da navegabilidade dos rios.

Download PDF

Fonte: Defesa em Foco

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.