Ministério da Defesa celebra o 77º Dia da Vitória, no Rio de Janeiro

blank
blank

Google News

Em cerimônia presidida pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, na manhã desta quarta-feira (18), o Ministério da Defesa celebrou o 77º aniversário do término da Segunda Guerra Mundial, conhecido como Dia da Vitória (8 de maio). Na solenidade, 251 personalidades e instituições, civis e militares, foram agraciadas com a Medalha da Vitória, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados e pela contribuição para a difusão dos feitos dos ex-combatentes. A solenidade ocorreu no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, localizado no Aterro do Flamengo, na capital fluminense.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

blank

A leitura da ordem do dia, feita pelo Ministro da Defesa, destaca a bravura dos marinheiros que atuaram no Atlântico, dos soldados e dos aviadores, integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). “A vitória na guerra tem grande significado até hoje, pois representa a prevalência do mundo livre sobre o totalitarismo e o triunfo da democracia sobre a tirania. […] Assim, é justo afirmar que as Forças Armadas honraram a confiança nelas depositadas pelo Povo brasileiro, tal como fizeram em toda a história do Brasil e como continuam a fazer na atualidade”.

Na lista de personalidades, conforme Portaria do MD publicada em 11 de abril, foram contemplados 39 ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, e 212 civis e militares de diferentes funções e patentes, que prestaram serviços importantes, integraram missões de paz ou participaram de conflitos internacionais na defesa dos interesses brasileiros. As Instituições militares condecoradas foram o Comando Militar do Nordeste, a Base Aérea de Canoas, a Corveta Barroso, o Gonfalão da Força Expedicionária Brasileira na Itália e o Gonfalão do 1º Grupo de Aviação de Caça na Itália.

Em homenagem aos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, foi prestada continência em reconhecimento ao sacrifício, bravura e glória dos que defenderam a honra da pátria e os ideais de liberdade e democracia.

Fonte: Defesa em Foco

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.