Depois de anunciar a volta do maior avião comercial do mundo ao Brasil, a Emirates finalmente coloca em operação o Airbus A380 na rota Dubai (DXB) e Guarulhos (SBGR). Por ocasião do retorno, centenas de pessoas em diversos pontos ao entorno do Aeroporto de Guarulhos, foram em busca da possibilidade de fotografar e observar a volta do “gigante” ao Brasil, cuja presença também reforça as boas notícias de retomada do setor aéreo. Além do grande volume de carga transportada, cuja participação da Emirates é evidente, a rota regular para São Paulo abre espaço para o transporte de mais passageiros em uma rota estratégica capaz de ligar o mundo.
A Aeronave
O Airbus A380 é uma aeronave widebody quadrimotor a jato capaz de transportar passageiros e cargas. São dois andares destinados a oferecer três categorias de assentos: econômico, executiva e primeira classe. A aeronave possui espaço suficiente para instalação suítes de primeira classe, bar ou áreas de negócios com iluminação de cabine convidativa e silenciosa. Os passageiros podem desfrutar de diversas facilidades durante o voo, de acordo com a fabricante Airbus, pois existem diversas tecnologias disponíveis, tais como o fornecimento de ar nas cabines que melhora o conforto a bordo voando em altas altitudes. Os compartimentos de carga do A380 dianteiro e traseiro no convés inferior são equipados com sistemas de carregamento de carga semiautomáticos, que operam de forma independente.
O Retorno ao Brasil
Com uma pandemia no “ar”, causada pelo vírus do Covid 19, não foi possível manter as operações com aeronaves de grande porte a exemplo do A380. Então em março de 2020 os voos foram suspensos. Até então o Boeing 777 foi usada para manter a rota ativa assim como para transporte de cargas para terminal da GRU Airport Cargo.
A Emirates é a única empresa que opera o modelo de aeronave A380 na América do Sul. O Brasil é o principal eixo econômico capaz de suportar este tipo de operação e o retorno dos voos ao país é um sinal que o setor está em ritmo de recuperação devido a flexibilização do distanciamento social, que é o resultado dos índices de imunização que a cada dia aumentam. A abertura das fronteiras e o aquecimento da economia global são elementos que reforçam uma retomada segura, seja para viagens de negócio ou turismos.
O fato é que, apesar das dificuldades orçamentárias que pressionam o preço dos combustíveis em todo mundo, a aviação não pode parar e por esse motivo as empresas aéreas estão buscando cada vez mais aplicar as melhores práticas de negócio, que viabilizem o transporte de pessoas e cargas, sem deixar de equilibrar as contas e assim manter a saúde delas.
Dubai Air Show
Em breve acontece um dos principais eventos de aviação mundial. A Dubai Airshow acontece de 14 a 18 de novembro em Dubai, momento em que estarão se reunindo diversas empresas da indústria aeroespacial e de defesa para o que promete ser a experiência mais extraordinária da história dos shows aéreos.
A expansão da malha aérea vai de encontro a chegada da feira que reunirá mais de 250 especialistas do setor que compartilharão percepções e tendências inestimáveis em 9 linhas, incluindo carga, sustentabilidade, tecnologia e espaço de acordo com a organizadora do evento. A expectativa é de uma retomada otimista apesar das grandes dificuldades na economia Global. Um espaço importante é na apresentação de tecnologias sustentáveis que diversifiquem a mobilidade humana de modo a obter melhores resultados nas emissões de carbono.

Podemos entender que essas são boas notícias que incentivam viagens de turismo ou negócios. Seja para passear ou empreender não devemos esquecer da responsabilidade com o meio ambiente com atitudes sustentáveis, cujo tema também é de responsabilidade das companhias aéreas. Alguns comportamentos simples tais como diminuir o peso da bagagem, mesmo que seja em algumas gramas, somadas a centenas de passageiros, podem fazer diferença na quantidade de carbono liberado na atmosfera. Mas não se preocupe, este é um assunto para um próximo bate papo. Então passageiros, vacinem-se e apertem os cintos que o avião vai decolar.
Luiz Carlos Jr
Editor da Revista Vertical Plus
http://www.verticalplus.com.br – Sua Nova Revista de Aviação.
Apoio Defesa.news
#aviação #sucesso #construção #gripen #saab #embraer #tecnologia #desenvolvimento #sustentavel #espaço #fab
Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.