SECIRM participa de encontro com a Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro

blank
Presidente da Frente Parlamentar durante abertura do encontro

A Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) realizou, ontem (29), encontro com a Frente Parlamentar Mista de apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), a fim de debater medidas para o fortalecimento do programa.

A Frente Parlamentar, criada em 2007 para garantir apoio às pesquisas realizadas por cientistas brasileiros na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), é presidida, atualmente, pelo Deputado José Rocha. Ele salientou que a contribuição do parlamento brasileiro para o levantamento de recursos financeiros viabiliza as pesquisas e a manutenção da presença brasileira na Antártica.

O Secretário da CIRM, Contra-Almirante Antonio Cesar da Rocha Martins, explicou que as pesquisas são um dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil. “Uma série de informações e dados importantes do Brasil são coletados na Antártica. Entre eles, a questão do clima. As frentes frias que chegam hoje ao continente são originárias da Antártica. Por exemplo, entender a dinâmica de deslocamento dessas frentes frias permite que possamos nos preparar melhor para eventos extremos, planejar semeadura e colheitas, antever desastres ambientais. Além disso, as pesquisas garantem a permanência do Brasil como membro consultivo do Tratado da Antártica, com direito a voz e voto nas decisões sobre o destino do continente gelado”, destacou o Almirante.

Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha

Siga-nos no instagram: @defesanewsoficial

Veja os nossos programas no Youtube a qualquer hora e local
https://www.youtube.com/defesanews

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa News na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.